10/11/09

FILOMENA ALVES

Literacia de informação
Conhecer, reflectir e debater as principais questões que se colocam hoje, no processo educativo nesta sociedade de informação e conhecimento e como é que a Biblioteca Escolar se situa, ou se deverá situar, nesse contexto.
Reflectir sobre a BE enquanto recurso do processo educativo no domínio das competências de literacia, designadamente no desenvolvimento, nos alunos, da capacidade de seleccionar informação e actuar criticamente perante a quantidade e diversidade de fundos e suportes à sua disposição; no desenvolvimento de métodos de estudo e de investigação autónoma.
Reflectir sobre o trabaho colaborativo e a relação da BE com o trabalho pedagógico, com o desenvolvimento curricular e com a implementação de um programa de Literacia de Informação na escola.
Bibliografia para os formandos:
Integracion del lenguaje y las TIC en el aula de classe. Declaracion de la Asociación Internacional de Lectura (IRA) Diciembre 2001
Sítios de referência, em Portugal: Plano nacional de leitura, Casa da Leitura e a páxina da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal.

No hay comentarios:

Publicar un comentario